Realização

W4mDs8Pf_400x400.png
LOGO CABIB 3.png

XLII Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação,

Ciência da Informação e Gestão da Informação.

21 a 27 de julho de 2019.

O nosso site foi feito graças ao apoio de todos os envolvidos do CO do XLII ENEBD Pará. Também agradecemos principalmente a ajuda e apoio as organizações por trás do EREBD N/NO - EREBD SECOSUL - ENEBD RIO.

Um agradecimento especial ao CO do ENEBD Rio que disponibilizou muito do conteúdo que nós nos baseamos para criar o nosso site. Sem vocês não teriamos chegado até aqui.

DEBATES

Assim como as palestras os debates também são elementos recorrentes e fundamentais nos encontros nacionais e regionais, uma vez que esses permitem a discussão e a problematização em cima de temas e assuntos relevantes e as vezes polêmicos dentro do nosso meio de trabalho. E um momento em que profissionais da área e os alunos de graduação podem sentar e discutir como iguais visando encontrar um denominador comum a fim de ajudar a nossa classe como um todo. 

Obs, assim como as palestras a presença nos debates é requisito para conseguir o certificado científico no final do evento. Então, aconselhamos que façam o possível para estar presentes nos debates.

Política e Informação

Composição: -/-

Data: 21/07/2019.

Horário: 18:00 as 19:00

Local: ICSA.

Convidados: 

-Todos os Congressistas.

Descrição: Destinado a um espaço de conversa e discussão entre os congressistas do próprio evento para trocarem experiências e esporem suas opiniões e pareceres sobre o atual panorama da nossa política e como nós como profissionais da informação podemos atuar de forma eficiente nesse cenário.

Tópicos desejáveis: Política, educação, informação, resistência estudantil, protestos, papel do profissional da informação.

A inserção do universo drag na contação de histórias para promover a leitura e diversidade.

Composição: 2 debatedores e 1 mediador.

Data: 22/07/2019.

Horário: 19:00 as 20:30.

Local: ICSA.

Convidados: 

-Adriano Furtado(UFPA)

-Maria de Jesus (UFPA).

Descrição: Composto por profissionais atuantes na área da biblioterapia e e da contação de histórias, este debate visa por em foco o processo da biblioterapia em si e por em discussão a visibilidade Drag Queen no meio da contação de histórias para crianças e como estes profissionais se envolveram com este universo. Procura analisar a respeito da visibilidade LGBTQ+ ao se inserir no processo da contação de histórias e da ciência da informação como um todo e questionar sobre a descriminação e o preconceito que os profissionais da área sofrem diariamente. 

Tópicos desejáveis: Biblioterapia, contação de histórias, LGBTQ+, homofobia, descriminação, preconceito, leitura, diversidade.

A Desvalorização do Profissional Bibliotecário em meio ao mercado de trabalho. E como os próprios profissionais contribuem para isso

Composição: 4 debatedores e 1 mediador.

Data: 23/07/2019.

Horário: 19:00 as 20:30.

Local: ICSA.

Convidados: 

-Izabel Cristina Carvalho Mendes(UFPA);

-Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda (CFB);

-Célia Santana (UFPA);

-Cristiane Coelho (UFPA).

Descrição: Composta por profissionais atuantes da biblioteconomia e dos conselhos federais e regionais que lutam a favor da classe em meio ao mercado de trabalho. O debate busca analisar todo o panorama que permeia o universo profissional e as dificuldades que o bibliotecário pode enfrentar na sua luta diária. Discutir sobre a forma como a sociedade enxerga o profissional e como as empresas e órgãos muitas vezes desvalorizam este profissional mediante esteriótipos e preconceitos já formados. E por em foco muitas vezes os próprios profissionais podem ter sua parcela de culpa para a formação do quadro discutido. 

Tópicos desejáveis: Bibliotecários, mercado de trabalho, preconceitos, esteriótipos, valorização, visibilidade. 

O sucateamento e enfraquecimento das representações acadêmicas. E o reflexo disso em encontros nascionais.

Composição: 5 debatedores e 1 mediador.

Data: 25/07/2019.

Horário: 19:00 as 20:30.

Local: ICSA.

Convidados: 

- Jéssica Mattos (UFRJ);

- Luane Porto (UFRJ);

- Paulo Lobo (UFPA);

- Rosilda Santana (UFPA);

- Thyago Costa (UFPA).

Descrição: Composta por graduandos e pós graduandos envolvidos com o movimento estudantil e com as representações acadêmicas nas faculdades de biblioteconomia, documentação, ciência e gestão da informação. O debate busca pontuar os principais fatores que hoje levam a um grande enfraquecimento e sucateamento da representação estudantil nas universidades de todo o país. E correlacionando esse fato com o reflexo nos congressos e movimentos estudantis.

Tópicos desejáveis: Movimento estudantil, representações acadêmicas, congressos estudantis.