Realização

W4mDs8Pf_400x400.png
LOGO CABIB 3.png

XLII Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação,

Ciência da Informação e Gestão da Informação.

21 a 27 de julho de 2019.

O nosso site foi feito graças ao apoio de todos os envolvidos do CO do XLII ENEBD Pará. Também agradecemos principalmente a ajuda e apoio as organizações por trás do EREBD N/NO - EREBD SECOSUL - ENEBD RIO.

Um agradecimento especial ao CO do ENEBD Rio que disponibilizou muito do conteúdo que nós nos baseamos para criar o nosso site. Sem vocês não teriamos chegado até aqui.

SUBMISSÕES

        Do dia 22 a 25 de julho de 2019 serão apresentados os artigos completos e os resumos extendidos submetidos e aceitos para o evento. Esse processo é importante uma vez que assegura o caráter científico e acadêmico do evento em si, por proporcionar produções científicas da área da ciência da informação e a publicação das mesmas por meio dos anais do evento.

        Os trabalhos submetidos pelos alunos farão parte de 5 grupos diferentes de assuntos e tópicos, conhecidos como Grupos de Trabalhos (GTs). Que são em outras palavras as possibilidades de pesquisa que os congressistas poderão abordar no evento, afim de garantir variedade e inovação nas propostas enviadas. A submissão dos trabalhos está prevista para começar na data 15/02/2019 e irá até o data 25/04/2019 (prorrogado para 15/05/2019). O trabalhos serão avaliados por professores, mestres e doutores de todos o Brasil com pesquisas e estudos nas áreas dos referidos GTs.

       Para que você possa submeter seu trabalho é necessário que você leias as informações contidas nos editais e modelos de submissão que estão logo abaixo. 

Edital oficial XLII ENEBD PARÁ

Modelo de Submissão de Artigos Completos e Resumos Extendidos.

ERRATA - Edital oficial XLII ENEBD PARÁ

ERRATA - Modelo de Submissão de Artigos Completos e Resumos Extendidos.

Molde para cabeçalho e rodapé

Modelo de apresentação de Poster.

Modelo de apresentação para comunicação Oral

ERRATA - Modelo de apresentação para comunicação Oral

Molde em formato de Power Point do modelo de apresentação para comunicação oral.

Os grupos e os tópicos para a submissão dos trabalhos estáo logo abaixo.

Nome: Profissionais da informação além da biblioteca.

Módulos: Reflexões éticas. Atuação política do profissional da informação. Movimento estudantil. Movimento associativo. Currículo e Formação acadêmica.. Memória da profissão. Memória Política. Ciência da Informação (curso). Gestão da Informação (curso)  Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Multidisciplinaridade na Ciência da Informação. Entre outros temas voltados para o GT.

Nome: Praticas de organização no uso da informação e tecnologia.

Módulos: Organização do Conhecimento. Ontologia. Taxonomia. Linked Data e Big Data. Estudos Métricos de Informação. Arquitetura da Informação. Segurança da Informação. Mineração de dados. Tecnologia da Informação e Comunicação. Recuperação e Disseminação da Informação. Entre outros temas voltados para o GT.

Nome: O novo perfil das unidades de informação e o novo jeito de consumir informação.

Módulos: Organização de Bibliotecas. Gestão de Unidades de Informação. Formação e Desenvolvimento de Coleções. Os diversos tipos de bibliotecas. Centros de Documentação. Bibliotecário 2.0 e 3.0. Ambientes digitais de informação. Repositórios Digitais. Marketing. Gestão, Análise e Modelagem de Processos. Recursos e Serviços Informacionais. Empreendedorismo. Competências InfoComunicacionais. Acessibilidade. Inovação. Entre outros temas voltados para o GT.

Nome: A Leitura como transformação social.

Módulos: Projetos de leitura. Leitura na sociedade. Cultura e informação. Leitura na sociedade. Informação na sociedade. Letramento Informacional. Ética. Biblioterapia. Memória social. Educação. Contação de histórias. Bibliotecas comunitárias. Diversidade. Entre outros temas voltados para o GT.

Nome: Diversos.

Módulos: Temas não citados nos outros GT’s. Qualquer tema que se encaixe no campo da ciência da informação e biblioteconomia, que possa contribuir para o desenvolvimento cientifico e que esteja de acordo com o tema central.