Realização

W4mDs8Pf_400x400.png
LOGO CABIB 3.png

XLII Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação,

Ciência da Informação e Gestão da Informação.

21 a 27 de julho de 2019.

O nosso site foi feito graças ao apoio de todos os envolvidos do CO do XLII ENEBD Pará. Também agradecemos principalmente a ajuda e apoio as organizações por trás do EREBD N/NO - EREBD SECOSUL - ENEBD RIO.

Um agradecimento especial ao CO do ENEBD Rio que disponibilizou muito do conteúdo que nós nos baseamos para criar o nosso site. Sem vocês não teriamos chegado até aqui.

PALESTRANTES

        Nesta página iremos falar um pouco e apresentar o corpo de palestrantes que irão compor a programação científica do evento. 

Nome: Angélica Conceição Dias Miranda

Instituição Filiada: Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande – FURG www.furg.br

Informações Gerais: Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010,  mestrado em Engenharia de Produção em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação em Ciências : química da vida e da Saúde, pela FURG. É  professora associada, Dedicação Exclusiva -  DE, na  Universidade Federal do Rio Grande - FURG.  Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (orientação de mestrado)  e no  Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (orientação de mestrado e doutorado), ambos na FURG.   Líder  e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa  CITEG - Ciência, Informação e Tecnologia e Gestão -  FURG.  Coordena o Portal de Periódicos eletrônicos da FURG (http://www.seer.furg.br) e o Repositório Institucional (repositorio.furg.br).  

Palestra: A interdisciplinaridade do profissional da informação e seus campos de atuação.

Contato: angelicacdm@gmail.com

Nome: Danielle Thiago Ferreira

Instituição Filiada: UNICAMP

Informações Gerais: Possui Graduação em Biblioteconomia pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas(1999) e Mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação também pela Pontificia Universidade Catolica de Campinas (2002). É Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP (2007). Atualmente é Diretora da Biblioteca da Área da Engenharia e Arquitetura da Unicamp. Foi Professor da Pontificia Universidade Catolica de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Profissional da informação - Mercado de trabalho e perfil; Metodologia e Projetos de Pesquisa. É Editora da Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP 

Palestra: O papel do profissional da informação para a sociedade.

Contato:  danif@unicamp.br/ face: dani.ferreira.5203

Nome: Erik André de Nazaré Pires

Instituição Filiada: Universidade Federal do Pará

Informações Gerais: Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal do Pará. Diretor da Biblioteca Benedicto Monteiro (Campus Universitário de Ananindeua). Especialista em Ciência da Informação (2013-2015) pelo Centro de Pós-Graduação da Faculdade Integrada Carajás (CPÓS/FIC)/Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Bacharel em Biblioteconomia (2008-2012) pela Universidade Federal do Pará - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Faculdade de Biblioteconomia (UFPA/ICSA/FABIB). No triênio (2015-2017) foi integrante do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB2), atuando como Primeiro Secretário e na Comissão de Comunicação. Suas áreas de pesquisa consistem em: Tecnologias da Informação e Comunicação e Comportamento Informacional. Realizou estagio na Biblioteca da Procuradoria da República do Ministério Público Federal no Estado do Pará no período de 2011 a 2012 , de 2008 a 2009 esteve vinculado como estagiário da Biblioteca da Universidade da Amazônia (UNAMA) no campus BR atuando no Setor de Referência e Processamento Tecnico. Em 2009 esteve atuando como bolsista na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Setor de Referência. Em 2010 atuou como estagiário da Biblioteca do Banco da Amazônia (BASA) realizando atividades de atendimento ao público e processamento técnicos dos materiais. No período de 2009 a 2010 foi representante de turma dos discentes de 2008 turno manhã da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA e esteve participando no período de 2010 a 2011 como integrante do Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação.

Palestra: O papel do profissional da informação para a sociedade.

Contato: erikpires@ufpa.br, facebook: Erik André

Nome: Lucivaldo Vasconcelos Barros

Instituição Filiada: UFPA e MPF

Informações Gerais: É professor Associado da UFPA, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Faculdade de Biblioteconomia, com pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal), na área "Informação e Comunicação em Plataformas Digitais", com pesquisa intitulada "Convergências e contributos da Ciência da Informação e das Ciências Jurídicas para uma adequada procura de informação pelos utilizadores do Direito: estratégias para obter e extrair argumentos contidos em Jurisprudência". Possui doutorado e mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, com tema abrangendo Transparência Pública e Direito à Informação Socioambiental. Exerce o cargo de Analista do Ministério Público da União - área Biblioteconomia, lotado na Procuradoria da República no Estado do Pará. Graduado em Direito pela Universidade da Amazônia e Bacharel em Biblioteconomia pela UFPA, com pós-graduação em Administração de Bibliotecas. Exerceu atividades como supervisor técnico da Fundação Educar (Convênio MEC/PMC) e na Previdência Social como Bibliotecário da Procuradoria Estadual do INSS. Em Brasília foi responsável pela classificação e organização virtual do acervo de teses e dissertações da UnB/CDS e desenvolveu também atividades na Escola Superior do MPU, na área de pesquisa jurídica, legislação educacional, gestão documental, projetos pedagógicos, concurso de monografias e regulamentação de atividades acadêmico-administrativas. Atuou como Advogado na área do Direito Autoral, Direito Administrativo e Direito de Informática. Publicou diversos artigos em revistas indexadas e é autor do livro eletrônico "Fontes de informação jurídico-ambiental" (Ed. Fórum); co-autor do livro "Informação jurídica: teoria e prática" (Ed. Thesaurus); autor, juntamente com Edilenice Passos, do livro "Fontes de informação para pesquisa em Direito" (Ed. Briquet de Lemos); co-autor de livro com o capítulo "O direito à informação socioambiental na sociedade do consumo" (Ed. Fórum). Coordenou projetos e eventos locais, regionais e nacionais sobre iniciação à pesquisa científica, informação ambiental e documentação jurídica. Ministrou cursos e proferiu palestras em várias capitais brasileiras (São Paulo, Brasília, Belém, Manaus, Macapá, Palmas, Porto Alegre, Goiânia, Florianópolis e São Luís). Tem experiência na área da Ciência da Informação, com ênfase ao direito à informação socioambiental, transparência pública e fontes de pesquisa de informação jurídica, atuando, ainda, como docente e pesquisador nas áreas do direito à informação, informação jurídica, informação ambiental e aspectos jurídicos de documentos arquivísticos.

Palestra: Documentação jurídica: projeções para a atuação profissional do bibliotecário e documentalista.

Contato:  lucivaldobarros@gmail.comhttps://m.facebook.com/profile.php?id=100010014069678

Nome: Merabe Carvalho Ferreira da Gama

Instituição filiada: Universidade Federal Rural da Amazônia

Informações Gerais: Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (2016). Especialista em Gestão Pública com ênfase em Gestão por competências (2013) e Gestão do Conhecimento (2012). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2010). Atuou como docente na Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Minicurso: Escrita e normalização com a mudança na NBR6023

Contato: merabe.carvalho@ufra.edu.br

Nome: Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda

Instituição filiada: Universidade Federal Fluminense

Informações Gerais: Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1989), Mestre (1997) e Doutor (2005) em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Atualmente é Diretor de Avaliação e Informações Institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento, Procurador Educacional Institucional/Pesquisador Institucional e Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) atuando nos Cursos de Bacharelado em Biblioteconomia, Licenciatura em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia/ Mestrado Profissional em Biblioteconomia - PPGB/MPB da UNIRIO. Tem experiência na área de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Organização do Conhecimento e Gestão do Conhecimento,trabalhando principalmente nos seguintes temas: organização do conhecimento, ambientes Web, gestão do conhecimento, acessibilidade, patrimôno imaterial, ensino e formação de bibliotecários. É Membro do Conselho Editorial das revistas Arquivística.net (1808-4826), Informação e Universidade(2175 -2850), Informação e Informação (1981-8920), BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (0102-4388) e SENAC.DOC: Revista de Informação e Conhecimento (2527-1407). Membro da International Society of Knowledge Organization - ISKO/Brasil, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia - ANCIB e da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação - ABECIN. Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia - CFB.

Debate 2: A desvalorização do profissional bibliotecário em meio ao mercado de trabalho e como os próprios profissionais contribuem

Contato: cfb@cfb.org.br

Nome: Miriam Vieira da Cunha

Instituição Filiada: Universidade Federal de Santa Catarina

Informações Gerais: Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestrado em Informação Científica na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, França (1981) e doutorado em Informação científica e técnica no Conservatoire National des Arts et Metiers, Paris, França, 1998. Fez pós-doutorado na Universidad Carlos III de Madrid, em 2009. Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com pesquisas e orientações de mestrado e doutorado sobre: profissional da informação e formação profissional. Participa do Grupo de Pesquisas NEIMCOC

Palestra: A interdisciplinaridade do profissional da informação e seus campos de atuação.

Nome: Surama Maria Oliveira Andrade

Instituição filiada: Universidade Federal do Pará

Informações Gerais: Graduada em Geografia - Faculdade Integrada Brasil Amazônia (2016). Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - Instituição de apoio Instituto de Educação e Cultura do Pará (2018). Graduanda em Biblioteconomia - Universidade Federal do Pará.

Oficina: Noções Básicas da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para os profissionais Bibliotecários.

Contato: surama_andrade@outlook.com

Nome: Waldinei Romano de Sousa.

Instituição Filiada: Fundação Cultural do Pará / Diretoria de Leitura e Informação.

Informações Gerais: XIII Curso de Preservação, Conservação e Restauro de Documentação Gráfica - ABER/SENAI - São Paulo/SP; Estágio na Fundação Casa de Rui Barbosa - Rio de Janeiro/RJ; Ministra Oficina de Conservação e Restauro nas dependências da FCP e nas bibliotecas dos municípios paraenses a mais de 15 anos; Presta Assessoria a diversas instituições públicas e privadas no trato de acervos bibliográficos; Exerce a função de conservador e restaurador na Biblioteca Arthur Vianna a mais de 30 anos

Oficina: Pequenos restauros.

Contato: waldineiromanodesouza@gmail.com; (91) 98839-2428

Nome: Afonso Jorge da Silva Brito Júnior

Instituição filiada: Esmac

Informações Gerais: Possui formação técnica Recepcionista De eventos - Instituto federal do Pará (2011); curso de culinária paraense pelo fundo ver-o-sol-(2015). Atualmente está se graduando em gastronomia e pós-graduando em cozinha amazônica, realizador do projeto de utilização de espaços verticais dentro da universidade para o plantio de legumes,verduras e especiarias visando o uso dentro do curso de gastronomia e nutrição.

Oficina: Culinária paraense

Contato: afonso_jr@live.com

Nome: Adriano Penha Furtado

Instituição filiada: Universidade Federal do Pará

Informações Gerais: Possui Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2001); Mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2004); Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários com ênfase em Helmintologia pela Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente é Professor Associado I, com Dedicação Exclusiva, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará e Diretor de Programas Estratégicos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação PROPESP/UFPA. Docente Permanente do PPG em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, onde atua como Orientador de Mestrado e Doutorado. Desenvolve pesquisa em Taxonomia, Epidemiologia e Biologia Molecular de Helmintos da Região Amazônica. Possui carreira artística com experiência em Teatro, e desde 2001 é integrante dos Grupos de Teatro: a) Palhaços Trovadores, onde participa como ator, aderecista e cenógrafo; b) Companhia Cênica de Cínicos, onde participa como ator, diretor, aderecista e cenógrafo.

Debate : A inserção do universo drag na contação de histórias para promover a leitura e a diversidade.                                 

Contato: adrianopfurtado@gmail.com

Nome: Izabel Cristina de Carvalho Mendes

Instituição filiada: Universidade Federal do Pará

Informações Gerais: Graduada Bacharel em Biblioteconomia UFPA; Especialista em Gestão da Informação ESAMAZ . 

Debate : A desvalorização do profissional bibliotecário em meio ao mercado de trabalho e como os próprios profissionais contribuem

Contato: Email izamendes2003@yahoo.com .br, tell - 91 98310-9874.

Nome: Célia Santana

Instituição filiada: Universidade Federal do Pará

Informações Gerais: Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (1990). Pós-Graduação lato senso em Biblioteca Universitária pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é bibliotecária - documentalista da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação.

Debate : A desvalorização do profissional bibliotecário em meio ao mercado de trabalho e como os próprios profissionais contribuem

Nome: Maria de Jesus de Albuquerque Rodrigues

Instituição filiada: Universidade Federal do Pará

Informações Gerais: Bibliotecária na Gerância de Promoção da Leitura / Serviço de Extensão / Carro Biblioteca e Caixa-Estante no periodo de 1993 a 2008, rrealizando ações de incentivo a leitura e também ministrava treinamento para auxiliares de bibliotecas nos municípios pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Municipais.
Atualmente bibliotecária no Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares, ministrando treinamento para auxiliares de bibliotecas e assessorando as ações das bibliotecas escolares.

Debate : A inserção do universo drag na contação de histórias para promover a leitura e a diversidade.                                 

Contato: m.jesusalbuquerque52

Nome: Byanca Cristina Calixto de Souza (Byanca Calixto).

Instituição filiada:  UFPE.

Informações Gerais: Técnica em Logística (pela Escola Técnica Estadual Maximiano Accioly Campos-ETEMAC), Estudante do curso de Biblioteconomia(UFPE) , Estudante do curso técnico de Informática para Internet (Instituto Federal de Pernambuco-IFPE). 

Minicurso: Melhor prevenir do que remediar: noções de saúde e segurança em unidades de informação.                               

Contato: emal - byancacalixto1@gmail.com,  tel. (81)981839529, instagram - @mshedgehod.