Realização

W4mDs8Pf_400x400.png
LOGO CABIB 3.png

XLII Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação,

Ciência da Informação e Gestão da Informação.

21 a 27 de julho de 2019.

O nosso site foi feito graças ao apoio de todos os envolvidos do CO do XLII ENEBD Pará. Também agradecemos principalmente a ajuda e apoio as organizações por trás do EREBD N/NO - EREBD SECOSUL - ENEBD RIO.

Um agradecimento especial ao CO do ENEBD Rio que disponibilizou muito do conteúdo que nós nos baseamos para criar o nosso site. Sem vocês não teriamos chegado até aqui.

VISITAS TÉCNICAS

     Ao todo serão 4 visitas técnicas pensadas em alcançar grandes marcos históricos do estado que possuem familiaridades e importância científica com os cursos contemplados pelo evento.

    Haverá um número máximo de vagas disponíveis para as visitas técnicas. Por isso, é melhor ficar de olho no período de inscrição que iremos disponibilizar a baixo. 

     

    Obs, assim que as inscrições forem efetuadas, os nomes dos congressistas que conseguirem as vagas serão expostos nesta página.

(Foto tirada do site http://agenciapara.com.br)

Data: 22/07/2019.

Horário: 13:30 às 17:00

Local: Av. Conselheiro Furtado, 1361-1433 - Cremação, Belém - PA, 66063-060

Vagas: 00/30. Preenchendo as 30 vagas ofertadas, será dividido o grupo em duas partes, 15 pessoas de 14:00 às 15:00 e 15 pessoas de 15:00 às 16:00.

Descrição: Criada há mais de 146 anos a BIBLIOTECA PÚBLICA ARTHUR VIANNA – BPAV preocupa-se em promover o acesso à informação e à difusão de bens culturais, na perspectiva da memória cultural do estado do Pará. Seus serviços abrangem atividades de incentivo à leitura, visitas institucionais e monitoradas, palestras, exposições, cursos, oficinas e programações culturais diversificadas, para todos os públicos, atendidos diariamente em seus espaços. Para tanto, dispõe de valioso acervo em todas as vertentes literárias, técnicas e didáticas, composto de aproximadamente 800.000 volumes entre livros, folhetos, revistas, jornais, mapas, discos em vinil, fitas de vídeo, DVDs, CDs, ROM, livros em Braille, microfilmes, jogos, gibis, entre outros. O público atendido é heterogêneo e cada vez mais crescente, formado por crianças, jovens, idosos, portadores de necessidades especiais, estudantes, profissionais, pesquisadores, com uma freqüência média de 1.000 usuários/dia. A Biblioteca Arthur Vianna está ligada à Diretoria de Leitura e Informação, a qual coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, através de uma secretaria específica, abrangendo todos os municípios paraenses.

Objetivo: Mostrar a riqueza do acervo em obras raras, e as qualidades da biblioteca pública.

Tópicos Desejáveis: Biblioteca Publica, bens culturais, incentivo a leitura.

(Foto tirada do site http://www.viagensimagens.com)

Data: 23/07/2019.

Horário: 13:30 às 17:30.

Locais:

-Museu do estado do Pará

-Museu do Círio

-Igreja de Santo Alexandre

-Catedral da Sé

-Casa das 11 janelas

-Forte do Castelo

Vagas: 00/25.

Descrição: Nessa visita ao bairro mais antigo de Belém, a Cidade Velha, que tem como objetivo saber mais sobre a cidade, você vai conhecer todo o Complexo Feliz Lusitânia onde a cidade começou, atualmente se encontra a Casa das Onze Janelas e o Forte do Presépio que se tem uma vista lindíssima do alto, sem contar nos museus que ficam ao redor da praça Frei Caetano como o Museu do Círio que conta com um acervo cheio das histórias dessa grande festa religiosa, o Museu de Artes Sacras e bem pertinho o Museu do Estado do Pará.

Objetivo: Conhecer mais da história do patrimônio histórico, arquitetônico, cultural da cidade de Belém.

Tópicos Desejáveis: Belém, Cidade Velha, Patrimônio Histórico, Riqueza Arquitetônica, Locais Turísticos.

(Foto tirada do site https://www.museu-goeldi.br

Data: 25/07/2019.

Horário: 13:30 às 16:30.

Local: Museu Paraense Emílio Goeldi.

Vagas: 00/30.

Descrição: O museu se localiza dentro de um parque urbano, na região central de Belém. Um lugar belíssimo, que parece preservar um pedaço da Amazônia no meio de Belém. Árvores altíssimas e antigas, alguns animais e tudo isso se misturando com os casarões de arquitetura neoclássica e modernista, onde se encontram as exposições do museu. O Museu abriga diversas espécies de animais e plantas, sendo conhecido como o mais velho desse gênero.

Objetivo: Mostrar aos congressistas a biblioteca de ciências Clara Maria Galvão e seu acervo que é formado por livros, cartilhas, folhetos e periódicos, kits educativos, filmes, fantoches e dezenas de jogos educativos. Mostrar também que além do acervo o local também disponibiliza atividades como oficinas interativas, treinamentos para professores e encontros de pesquisador mirim.

Tópicos Desejáveis: Riqueza de Acervo, fauna, flora, biodiversidade, cultura e lazer, pesquisa e inovação científica e documental.

Data: 26/07/2019.

Horário: 13:30 às 16:30.

Local: Biblioteca Avertano Rocha.

Vagas: 00/30.

Descrição: A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha (BPMAR) foi criada em 21 de julho de 1972. É um Departamento da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), vinculada a Prefeitura Municipal de Belém, localizada no Distrito Administrativo de Icoaraci, desenvolve atividades culturais de promoção da leitura como oficinas, cursos, exposições, apresentações literárias - musicais, saraus literários, entre outras atividades que estimulem a leitura. Desenvolve também serviços ao público, como pesquisa, leitura, consulta, empréstimo domiciliar de livros, internet, etc. Possui como objetivos fundamentais o estímulo à leitura, o acesso à informação e ao conhecimento, desenvolvendo ações comprometidas com a disseminação da cultura como incentivadora das práticas leitoras, compartilhando sua função educacional, informacional, cultural, recreativa ou de lazer com à participação efetiva da comunidade. Além da biblioteca, o espaço conta com um parque e oferece agradáveis opções de ambientes aos frequentadores e leitores. O Chalé Tavares Cardoso, tombado pelo patrimônio histórico, passou por uma reforma iniciada em julho de 2016, o projeto prezou por manter os traços originais da arquitetura do prédio, incluindo a fachada, varandas e escadaria frontal. Os banheiros foram adaptados para Pessoas com Deficiência (PCD). As instalações elétricas e hidráulicas foram substituídas integralmente, e o prédio ganhou novos sistemas de refrigeração e contra incêndio, além de um sistema totalmente informatizado, um elevador para pessoas com deficiências e rampas de acesso em todos os ambientes.

Objetivo: -;-

Tópicos Desejáveis: -;-

INSCRIÇÕES VISITAS TÉCNICAS

      Para participar das visitas técnicas, basta preencher o formulário do link a seguir para que sua inscrição seja confirmada. 

      Lembrando que cada visita técnica tem de 25 a 30 vagas apenas, e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. A prioridade é que cada enebdiano participe no mínimo de uma das visitas técnicas. Ou seja, se você já está confirmado em uma, você perde a vaga em outra para que outro enebdiano possa participar também (a inscrição que vale é a ultima realizada). Foi a forma que encontramos para que todos pudessem curtir melhor o nosso encontro. 

      Por isso, se inscreva na visita técnica que você quer ir de verdade, para que a sua chance de conseguir ir seja bem maior. 

      Haverá uma lista de espera, pois caso algum enebdiano desista de uma visita técnicas ou não esteja presente na hora da saída, os que se inscreverem na lista de espera poderão pegar a vaga para si. A lista de espera também é por ordem de inscrição. 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

VAGAS DAS VISITAS TÉCNICAS

      A baixo segue a lista dos enebdianos que conseguiram as vagas para as viistas técnicas para o XLII ENEBD PARÁ. 

 

      Lembrando que, os enebdianos devem estar 30 minutos antes no local de saída para a visita. Caso chegue o horário marcado para a saída do campus e o mesmo não esteja presente ele irá perder a sua vaga, e essa será dada aos que colocaram o nome na lista de espera. 

CONFIRMADOS

Ana Luiza Alves Magalhães

- Camila Evelin Roque

- Diego Viana de Morais

Elisângela Maria de Sena

Érica Corrêa Soares

- Erika Jordana Serra Matos

- Gabriel de Menezes Oliveira

- Isabela do Nascimento Silva

- Julia Marjore Santos de Lima

- Leticia Gabriela Otero

- Lucas Reis Abreu

- Nádila Andrade Rodrigues de Sena

- Ray Andra Renata

- Talia Raquel Oliveira Carvalho

LISTA DE ESPERA

Obs, a lista está organizada de acordo com a ordem de espera.

- Lêda Cristina Diniz Andrade

- Wallace Silva Santana de Almeida

- Édla Barbosa de Santana

- Leogilson Alves Freires

- Izabel Cristina de Souza

CONFIRMADOS

- Brenda Barbosa dos Santos

- Carlos da Silva Laureano

- Diego Viana de Morais

- Giuliano Porto

- Hillary Caroline Atalla de Oliveira

- Iasmyn Sousa Silva

- Jessica Luciane Palma

- Joana Ferreira de Araújo

- Kamilla Pereira Silva

Leogilson Alves Freires

- Letícia de Sousa Fidelis

- Luane Neves de Souza Porto

- Maria Caroline Alves Calado França

- Maria Zélia de Sousa da Cruz

- Marizele Coutinho Santos

- Naiane Ferreira Cavalcante

- Pedro Paulo Costa

- Priscilla Cristina Tavares de Oliveira

- Raniel Alessandro Andrade Santos

- Rinaldo Ribeiro de Melo

- Rodrigo Sousa e Sousa

- Thalyta Braga Barboza

- Thiago Braga Barboza

- Vanessa vitória Araújo Soares

- Wallace Silva Santana de Almeida

LISTA DE ESPERA

-/-

CONFIRMADOS

Byanca Calixto

- Bruno Rafael Freitas de Lima

- Carlos Fillipe Lins de Araujo

- Daniela Eugenia Moura de Albuquerque

- Dayanne Héllen de Paiva Silva

- Izabel Cristina de Souza

Isabela do Nascimento Silva

- Jacielly jehnny dos Santos Bezerra

- Jaqueline Rodrigues Silva da Cruz

Jéssica Beatriz Cony Moreira de Mattos

- Joana Ferreira de Araújo

Monike Camila Carlos

- Silvio Nogueira Junior

LISTA DE ESPERA

Obs, a lista está organizada de acordo com a ordem de espera.

- Maria Caroline Alves Calado França

- Pedro Paulo Costa

- Brenda Barbosa dos Santos

- Hadrielly Conceição de Oliveira

- Letícia de Sousa Fidelis

- Ray Andra renata

Marizele Coutinho Santos

Leogilson Alves Freires

- Thiago Braga Barboza

- Talia Raquel Oliveira Carvalho

- Raniel Alessandro Andrade Santos

- Sthefanny Laís Gomes Nogueira da Silva

- Rodrigo Sousa e Sousa

- Luane Neves de Souza Porto

- Giuliano Porto

- Luiz Felipe da Silva Candido

- Mirian Ferreira Duarte
 

CONFIRMADOS

-CANCELADO 

Obs, por problemas de logística (do próprio local) não ocorrerá mais a visita na biblioteca. Mas não se preocupem, a mesma será substituída por outro local. 

LISTA DE ESPERA

-CANCELADO